quarta-feira, maio 09, 2007

Arroz de Tomate em Panela de Barro

Ingredientes:
  • arroz carolino
  • azeite de baixa acidez
  • 6 dentes de alho
  • 1 cebola
  • 2 tomates grandes descascados
  • 2 folhas de louro, sal.

Como fazer: cortar vários dentes de alho em rodelinhas e picar a cebola; deitar o azeite numa panela de barro(eu deito "a olho"), juntando o alho e a cebola picados. Colocar ao lume, deixar refugar sem queimar. Vá mexendo, em lume brando até o alho e a cebola ficarem transparentes. Junte os tomates descascados e cortados em pedaços pequenos. Refugar mais um pouco. Junte as folhas de louro, retirando-lhes o "veio" do meio; normalmente, coloco as metades das folhas de louro, sem o "veio" do meio, porque dá um sabor estranho à comida. Deixe ficar mais um pouco ao lume e tenha cuidado, vá mexendo para não queimar.

Deite a medida de arroz que escolheu neste refugado, ponha o lume mais quente e continue a mexer, para o arroz não colar à panela de barro. Quando o arroz estiver "frito", deite o dobro de água (em relação à medida do arroz). Coloque sal a seu gosto (eu uso apenas sal marinho) e como a minha avó dizia que o arroz não se mexe, nem se tapa, apenas reduza o lume para brando e deixe cozer.

Ligue o forno preparado para gratinar.
Quando vir que ainda tem um pouco de água no arroz, já com o forno quente, coloque lá dentro a panela de barro destapada.
Depois, é só ir verificando que o arroz não fica queimado por cima. Gratinado, mas não queimado.

É um óptimo acompanhamento para carnes.
Bom apetite!!

1 comentário:

Susanowa disse...

Hummm... este arroz parece-me muito bem... Quero provar... :o)))